Opiniões



Saneamento: Soluções para reuso de águas cinzas - Abril/2016



Soluções para reuso de águas cinzas

Saiba como funcionam os sistemas de tratamento de efluentes domésticos e quais as destinações recomendadas

As águas residuais não industriais e derivadas de processos domésticos são chamadas de águas cinzas. Diferem das águas negras sanitárias, mais poluídas, pela quantidade e composição de produtos químicos e contaminantes biológicos. Em uma edificação de qualquer tipo - residência, comércio, indústria -, as fontes típicas de águas cinzas são aquelas que provêm do uso de chuveiro, pia, tanque e máquina de lavar roupas.

Com um tratamento adequado em edificações ou habitações populares, que pode ser feito em diferentes níveis, é possível reaproveitar essa água. Normalmente, o reúso é destinado principalmente para irrigação, lavagem de pisos e descargas sanitárias.

Para montar um sistema eficiente de reúso da água cinza é necessário que sua captação, na fonte, seja separada da água negra por tubulações independentes.

A definição de qual será o sistema e a instalação do equipamento adequado para tratamento é determinada pelo reúso desejado e possível. Confira três sistemas de reutilização dessas águas - para reúso direto, com filtragem e com tratamento completo.

1 Caixas de retenção
O tratamento básico e inicial das águas cinzas consiste nas etapas de retenção de sabão e de sólidos e gorduras corporais. Esse processo é feito por meio de duas caixas simples, com função tanto de reter o máximo possível de efluentes da água quanto de garantir volume e pressão às etapas seguintes. Nessas caixas, há retenção forçada do sabão - por suspensão - e dos sólidos - por sedimentação.

2 Reúso direto
Uma das possibilidades de reaproveitamento é fazer o reúso direto. Após passar pelas caixas de retenção, as águas são armazenadas em reservatórios e, por meio de bombeamento, são destinadas à irrigação. A irrigação por meio de reúso direto deve ser subterrânea, para evitar contato humano com a água.

3 Reúso com filtragem
No sistema com filtragem, após as caixas de retenção a água passa por outras fases de reação anaeróbica e de filtragem - conforme detalhado nos itens a seguir - até ser armazenada em reservatório. Nesse caso, a água tratada é indicada para irrigação superficial, por aspersão ou gotejamento - com exceção das áreas de cultivo de alimentos. Na irrigação por aspersão, a água é bombeada sob pressão e espalhada nas plantas por pequenos orifícios em tubos. Na irrigação por gotejamento, há gotejadores na tubulação que liberam a água lentamente.

3.1 Reação anaeróbia bacteriana
Um reator anaeróbio (sem oxigênio) é subdividido em compartimentos. A água cinza entra pela parte superior do primeiro compartimento e é encaminhada por meio de tubulação vertical, de onde segue em fluxo ascendente até as demais câmaras. Nos compartimentos, há reações que decompõem a matéria orgânica da água cinza. Essas reações produzem biogás, que é eliminado na atmosfera por meio de uma tubulação no último compartimento.

3.2 Filtragem
A filtragem é feita por meio da passagem da água em reservatórios com areia e com carvão ativado. Este último ajuda a eliminar o odor de substâncias químicas, enquanto a areia filtra por meios físicos (retenção) e bioquímicos (oxidação) a água residual devido aos microorganismos fixos das superfícies dos grãos de areia.

4 Tratamento completo
O tratamento completo é mais aconselhável quando há um grande volume de águas cinzas disponíveis para reúso. Nesse sistema, são eliminados da água os saponáceos e o óleo. O reúso da água nesse tratamento é indicado para lavagem de automóveis e outros usos que requerem contato direto do usuário com a água.

4.1 Aplicação de produtos químicos
À água cinza em tratamento são aplicados produtos químicos por meio de dosadores. Normalmente, aplica-se carbonato de sódio, sulfato de alumínio e cloro.

4.2 Floculação
A adição dos compostos químicos à água cinza é seguida pela agitação mecânica do efluente em um tanque com pás que se movem lentamente, promovendo a floculação dos sólidos (formação de flocos por aglutinação de partículas) dissolvidos. A união entre as partículas coaguladas, originando outras de maiores dimensões, facilita a separação dos flocos, que são decantados ao final.

4.3 Filtragens
Por meio de filtros lentos, promove-se polimento da água de reúso para garantir o padrão desejado.

Por Rodnei Corsini
Colaboração e fontes: Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e Cartilha Edifícios Públicos Sustentáveis (Programa Senado Verde).

Normas e diretrizes
Os sistemas de reaproveitamento de águas cinzas não contam com uma norma nacional. Alguns parâmetros para tratamento de água são contemplados na NBR 13.969:2007, no item 5.6, que trata do reúso local. Algumas cidades do País contam com leis para o reúso de água, como Niterói (RJ), que aprovou a lei 2.856/2011, que obriga o reaproveitamento das águas cinzas em novos empreendimentos com consumo superior a 20 m³ de água/dia.

Comente em contato@waterpro.com.br

Fonte PINI Editora edição 21 /2012 http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/21/solucoes-tecnicas-saiba-como-funcionam-os-sistemas-de-tratamento-273285-1.aspx

Palavras chave: reuso águas cinzas - cuidado no reuso de águas

Uso racional da água e medição individualizada da água - WaterPro faz o investimento por contrato de performance.